A participação do ouro na história da humanidade. – Parte 1

quarta, março 2, 2016

Leonardo DiCaprio, pode ter ganhado um Oscar de melhor ator em 2016, porém o Ouro, que participa indiretamente da premiação, deveria ganhar um Oscar por ‘melhor atuação’ na história da humanidade, as vezes ele era o protagonista, e outras? O vilão.
Ouro, é um elemento químico, conhecido na tabela periódica por Au seu nome é de origem latina “aurum” que significa brilhante, porém William Shakespeare, citou em seu livro, O Mercador de Veneza, nem tudo que reluz é ouro, talvez por ele não tinha uma alma latina…

Tutancâmon (1332–1323 B.C.). - 18º Dinastia

Tutancâmon (1332–1323 B.C.). – 18º Dinastia


É possível que o ouro começou a ser usado pelas as primeiras civilizações do Oriente médio (atualmente, instável) e que pode ter sido o primeiro metal, utilizado pelos os humanos, todas as civilizações de origem semitas, tiveram a companhia do ouro, os sumérios, os hebreus, os assírios, os acádios, os fenícios (maravilhoso! Oi Líbano!) E outros povos como os egípcios, os incas, os astecas e várias outras civilizações.

O ouro pode ser símbolo do sagrado e do profano na bíblia, em Gênesis, já fala da existência de ouro.

  • No Éden nascia um rio que irrigava o jardim, e depois se dividia em quatro. O nome do primeiro é Pisom. Ele percorre toda a terra de Havilá, onde existe ouro. O ouro daquela terra é excelente; lá também existem o bdélio e a pedra de ônix. O segundo, que percorre toda a terra de Cuxe, é o Giom. O terceiro, que corre pelo lado leste da Assíria, é o Tigre. E o quartorio é o Eufrates.
    “Gêneses 10 -15”

Na bíblia, relata que o ouro, já causou conflitos, quando Arão, constrói, um altar para outro deus, na vez de esperar por Moisés.

  • Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. Ele os recebeu e os fundiu, transforman­do tudo num ídolo, que modelou com uma fer­ramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: “Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do
    Egito!” Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: “Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor”. “Êxodo 32”
Pingente Tairona, AD 900-1600

Pingente Tairona, AD 900-1600

O ouro antigamente, estava associado ao sol, por isto era sempre relacionado a política, a religião e ao status social, por muitas décadas, os artesões que trabalhava com ouro no oriente trabalhavam exclusivamente para reis, príncipes, sacerdotes e pessoas muito influente na sociedade. (Quando você usar algumas joias em ouro, se sinta importante, afinal, naquela época, era difícil ser VIP), as oficinas dos artesões ficam em templos religiosos e em castelos, os artesões poderiam ser homens livres ou escravos. Nesta época que surgiu o costume de usar brincos, colares, braceletes e broches.

O 'Gleninsheen Gold Collar' - Idade do Bronze - Irlanda

O ‘Gleninsheen Gold Collar’ – Idade do Bronze – Irlanda

Acreditava-se ao furar as orelhas, para utilizar um brinco, que expulsava todas as substancias impura do corpo com a presença do ouro, no final de 2014, um brinco ficou preso na minha orelha, eu tive que fazer cirurgia para remover ele, será que por ele ter morado no meu corpo por algumas semanas, não tenho nada de impuro no meu corpo?

*** Durante o ano de 2016, irei fazer vários posts sobre o ouro, gostaram do primeiro texto?

Referência bibliográfica:  Ouro – Sua história, seus encantos, seu valor – Affonso Romano de S Anna – Editora Salamandra 1989
Imagens: Inlaid Diadem with Vulture and Cobra. Gold, glass, obsidian, carnelian, malachite, chalcedony, lapis lazuli. Dynasty 18, reign of Tutankhamun (1332–1323 B.C.). Thebes, Valley of the Kings, tomb of Tutankhamun < http://sfcitizen.com/blog/2009/06/26/tut-at-the-de-young-know-your-boy-king-1-diadem-with-vulture-and-cobra/ > Shaman effigy pendant Tairona, A.D. 900–1600 Pre-Columbian Gold and Andean Civilizations < https://en.wikipedia.org/wiki/Tairona> The Gleninsheen Gold Collar, a Bronze Age from Ireland < http://irisharchaeology.ie/2015/04/the-gleninsheen-gold-collar-a-bronze-age-treasure/>

6 Responses

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado.