Como ter o VISTO MERCOSUL na Colômbia

sábado, julho 23, 2016

A Colombia, não é um membro pleno do MERCOSUL, porém, ela é um pais associado ao bloco económico, onde existe a possibilidade de ter o visto mercosul.

O visto mercosul, garante o direito de trabalhar e estudar na Colômbia, sem precisar provar vínculos estudantil ou trabalhista.
Os membros plenos do MERCOSUL: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, e os associados: Chile, Colòmbia, Equador e Peru e existe alguns países observadores como o México e Nova Zelandia e também existe a possibilidade de entrada do Suriname e Guiana.

Na Colombia o visto MERCOSUL, se chama TP15 e o seu processo pode ser feito online ou presencialmente e a resposta demora em torno de 5 dias (Se o processo for Online)

Eu fiz o processo do visto online.

mercosur.jpg

Meu visto MERCOSUL (MERCOSUR)

Mãos à obra!

Antes de começar o processo, você deve ir na sua embaixada e pedi a certidão de antecedentes criminais, este documento deve conter um selo e a assinatura do consulado! Como eu sou brasileira, e meu país não fala espanhol, eu tive que fazer a tradução da certidão de antecedentes criminais e legalizar.  E a legalização é feita apenas on-line! E o tradutor tem que ser juramentado pelo o governo colombiano.

Obs. Se o seu último endereço durante 3 anos, foi outro país, a certidão de antecedentes criminais precisa ser deste país, ou seja se tu viveu durante 3 anos no Afeganistão,  tu precisas ir no consulado do Afeganistão e pedir seu antecedente criminal. E não se esqueça este documento pode ter algum custo. 😉

  •  Como se faz a tradução?

A tradutora de português para español que eu escolhi, se chama Sandra, e ficou em torno de 51 mil pesos colombianos, por 3 páginas. (Caso queira entrar em contato com ela: sammeltraducciones@hotmail.com)

Caso seu documento, não estejas em português ou não reside em Bogotá, neste site têm a lista de todos os tradutores juramentados: https://tramites.cancilleria.gov.co/ciudadano/directorio/traductores/traductores.aspx

  • Como se faz a legalização?

A legalização é feita apenas online, por este link: https://tramites.cancilleria.gov.co/apostillalegalizacion/solicitud/inicio.aspx

  1. No site pergunta que tipo de documento deseja apostilar ou legalizar, a opção correcta, para legalizar uma tradução é ‘otros documentos’
  2. Informe o país do documento e o número de folhas.
  3. O documento tem que ser em PDF (pode usar a câmera do celular para tirar fotos do documento, caso não tenha scanner, porém a qualidade tem que ser boa!)
  4. Quando a legalização for aprovada, você receberá um e·mail, informando como realizar o pagamento.
  5. E o mais importante, ao entrar no site, para realizar o pagamento, lembre, tem que ser feito o pagamento no mesmo dia, se não terá que fazer uma nova solicitação
  6. Você receberá um email com anexo da sua legalização.

 

Meu visto de turista (90 dias)

Meu visto de turista (90 dias)

  • Como iniciar o processo do visto?

Existe duas possibilidades, ir pessoalmente com todos os documentos ou fazer online.

Para fazer o processo online é por este site: https://tramitesmre.cancilleria.gov.co/tramites/enlinea/solicitarVisa.xhtml

  1. Informe suas informações pessoais.
  2. O ‘application number’ deixe em branco, caso você não tenha aplicado outro processo de visto.
  3. E eles vão perguntar se tu estevas em países como Serra Leoa (Por causa do Ébola).
  4. E adicione seus documentos, como uma foto 3X4, a copia da página do seu passaporte que contêm suas informações e o carimbo de entrada em Colômbia.
  5. Eu não tenho Scanner em Bogota, então eu tirei fotos de todos meus documentos e fiz copia da pagina do meu passaporte que contêm minhas informações (e tirei foto da copia, por segurança).
  6. Os documentos devem ser enviados em formado PDF (adicione a foto do seu documento e salve no word ou no seu editor de texto como PDF).
  7. Eu fiz um PDF para cada arquivo.
  8. Você tem que mandar a sua certidão de antecedentes criminais com o selo da sua embaixada (Eu não mandei este documento, porque a minha embaixada falou que não precisava enviar a certidão de antecedentes penais, apenas a tradução e a legalização da tradução, porém o governo colombiano me enviou um email informando que a documentação estava incompleta! E que precisava enviar a certidão de antecedentes criminais original).
  9. Tirei foto da minha certidão de antecedentes criminais, e do Selo (afinal, ele era um selo muito bonito) E enviei pelo o site, onde que se faz o processo do visto. (agora tem que informar o application number)
  10. Cada vez que falta algum documento, ou tem algo errado, você precisa pagar outro estudo dos documentos e este valor custa $52.
  11. Ao enviar todos os documentos, aparece uma opção de pagamento, caso tiver PSE, pode realizar o pagamento online, como eu não tenho PSE, eu realizei o pagamento no banco informado que era o Banco GNB Sudameris.
  12. Caso se todos seus documentos estiver correcto, você receber um email informando que o seu visto foi aprovado e com informações de onde realizar o pagamento.
  13. O pagamento do visto pode ser feito online e você precisa levar o seu passaporte na oficina de visto, que fica em Bogota, para a colagem do visto.
  14. Caso não tenha PSE, pode realizar o pagamento na oficina de visto.
  15. O valor do visto custa $211.
  16. Você também recebe um email com o seu visto.
  17. Depois com o visto no seu passaporte, você precisa fazer a sua identidade de estrangeiro (cédula de extranjería), este documento tem que ser feito o mais rápido possível.
  18.  A ‘cèdula de extranjería’ é feita na Migración Colombia, tu agendas sua visita na imigração colombia por este site: http://www.emtelco.co/agendamientoweb_migracol/app/index.php/home/display
  19. O valor da sua identidade pode mudar conforme a sua nacionalidade e a cotação do dólar (mais informações: https://www.sivirtual.gov.co/memoficha-tramite/-/tramite/T703

Obs. Segundo uma amiga venezuelana, o visto mercosul, esta sendo recusado para venezuelanos, e não sei informar se cidadãos do Suriname, Mexico, Guiana e Nova Zelandia podem ter o direito ao visto mercosul em Colombia. E meu teclado não ter alfabeto latino, caso exista algum erro acentuação ou de português, me desculpem.

 

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado.