A inocência das pérolas será o motivo da sedução que elas causam?

Thursday, October 30, 2014

Perolas

A primeira história que ouvi sobre gemas, foi sobre as pérolas em um livro infantil, que falava que elas eram formada pela as ostras. Porém descobrir com o tempo que as pérolas podem ser formadas por outras espécies de molusco como os mexilhões.

Não sabe ao certo quem descobriu as pérolas, imagina-se que alguém sem nada para fazer na pré-história resolveu pescar uma ostra e abriu e achou uma pérolas; os romanos e o egípcios usavam as pérolas como objeto de decoração, algumas histórias que circula pela as pirâmides do Egito que a Cleópatra fez um coquetel de pérolas e que o general romano Vitélio  (Vitellius) em tempos de crise econômica conseguiu financiar um exército militar vendendo apenas um dos brincos de pérola da sua mãe, que ele roubou.

Um conhecido indiano comentou que o Deus Krishna descobriu as pérolas, tirando do oceano e dando de presente para a sua filha no dia do seu casamento; segundo a mitologia chinesa dragões lutavam durante uma tempestade, e começou a cair pingos com pérolas; na Grécia que era lágrimas de uma ninfa que vivia no mar.

No mundo árabe, a pesca de pérolas foi a principal fonte de renda durante anos (antes do petróleo) e que não podemos esquecer que e as pérolas são citadas na bíblia com a famosa frase “não jogue pérolas aos porcos” e “o reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas.”.

  • Apresar das pérolas brancas e redondas serem as mais conhecidas, elas podem variar de cor e forma dependendo da sua “criação”, as do Haiti são conhecida por serem negras e com reflexos, cada pérola, a natureza gosta de ser exclusiva.
  • As Naturais, são 100% orgânicas ou seja que não teve a ajuda do homem para a sua produção, são extremamente raras e caríssimas, e ainda pouquíssimas ostras consegue formar elas “redondas” como é utilizada na joalheira.
  • A maioria das pérolas, são de fazenda de cultivos, de países como China, Japão, Brasil e entre outros.
  • São conhecida como “Rainha das Gemas”, por “nascer” totalmente pronta, não precisa ser lapida, como as outras gemas.
  • Elas podem perder o brilho e são frágeis, lembre-se elas veios de um organismo vivo, então elas não são rubis, esmeraldas e diamantes que são resistentes.
  • Pérolas shell, monarca, entre outros nomes, são sintéticas, ou seja são imitação de pérolas naturais.

Na nossa cultura é comum as noivas usar pérolas durante o casamento para representar a pureza, a inocência, a quem diga que elas podem representar as lágrimas ao longo da vida de casado, mas será que o Deus Krishna, gostaria que sua filha sofre-se? Ou Será que a Ninfa que chorava no mar da Grécia tinha sofrido por um amor impossível?  Pérolas são lindas, representa a pureza do primeiro amor, que costuma fazer sofrer, porém traz muitas alegrias, Se elas te seduz? Então as usem! <3

Nascimento de Vénus,  Sandro Botticelli:
Aphrodite Botticelli

Nizam de Hyderabad:
nizam of hyderabad

Maharaja de Patiala:
maharaja of patiala

Rainha Mary:

QueenMary

Sophia Loren

loren

Filme: Anna Karenina 
AnaKarena